Por: Maria Victória Purificação de Castro Neves
Fonte:
· A globalização é um processo
de internacionalização dos meios de produção, da cultura e do comércio através
das transnacionais, corporações industriais (grandes empresas) que
possuem matriz em um determinado país e atuam em diversos e distintos
territórios dispersos no mundo, formando assim uma aldeia global. Ocorreu e
ainda ocorre, devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes
(III REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ou REVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA- 1970). Suas principais consequências são a padronização de produtos e a perda da identidade cultural, através da mundialização do capital e da produção, e o aumento do fluxo de mercadorias, pessoas, serviços e capitais.
Entretanto em meio a esse processo de padronização cultural e supremacia da tida "cultura dominante", nasce um fenômeno social o qual está diretamente relacionado com a globalização e o mundo pós-moderno. Este chamamos de multiculturalismo. O conceito de multiculturalismo consiste na coexistência e "resistência" de algumas individualidades culturais de grupos na sociedade (podendo esses ser de um mesmo continente ou país), apesar do processo de massificação (construção da cultura de massa), amplamente divulgada e enaltecida pelos meios de comunicação e novas tecnologias (que exercem papel fundamental nesse processo).
Exemplo de multiculturalismo: Festa Junina popular no Nordeste Brasileiro
Sendo assim, o multiculturalismo trás como um dos seus pontos chaves a mensagem de que não existe uma cultura melhor que a outra e sim de como a diversidade deve ser respeitada. E é como consequência dessa ideia que este conceito é de suma importância para a pedagogia, visto que o mesmo demonstra como é importante o respeito às diferenças e individualidades, não apenas de um povo, mas também individuais.
·
·